9 found
Order:
  1.  5
    John Dewey e George Orwell.José Claudio Morelli Matos & Thais Ferreira Ali - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:142-161.
    Este trabalho estabelece um diálogo entre o discurso filosófico e literário. Os autores que fundamentam esta tentativa são John Dewey e George Orwell. Pensamento Reflexivo e Comunicação são os conceitos aqui empregados. A assim chamada novilíngua tem, na obra de Orwell, a pretensão de restringir o próprio pensamento individual manipulando o processo social da comunicação. Discutir sobre a possibilidade de uma manipulação em massa da mentalidade conduz a um exame crítico das noções presentes no pensamento deweyano sobre educação.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Humanidades Digitais e a Simbiose Entre Humano e Máquina: Algumas Reflexões Comparativas Entre a Interpretação e a Mineração de Textos.José Claudio Morelli Matos, Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho & Edgar Bisset Alvarez - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):126-145.
    Examina a relação entre a leitura e os programas computacionais de mineração de textos, no contexto das Humanidades Digitais (HD). Através da pesquisa bibliográfica e da reunião de fontes textuais relevantes para o argumento, esta relação é descrita sob a forma de uma simbiose entre o ser humano e o computador, nos termos propostos inicialmente por Asimov (2005). Uma concepção da leitura como operação da inteligência é posta em diálogo com o conceito e as aplicações da mineração de textos. Da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Algumas consequências da abordagem evolutiva para o campo de estudos do comportamento informacional.José Claudio Morelli Matos & Eliana Maria Santos Bahia Jacintho - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):165-185.
    Este artigo tem como objetico examinar a abordagem evolutiva do comportamento informacional e refletir acerca de algumas consequências trazidas por esta abordagem para as bases epistemológicas da biblioteconomia e ciência da informação (BCI) nos trabalhos de Amanda Spink e Armando Malheiro da Silva. Incorpora uma crítica de modelos de busca de conhecimento como o de Nicholas Belkin, por causa de seu resíduo tecnicista. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e posterior análise das fontes recuperadas. Análise realizada através do exame argumentativo e conceitual de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Dewey e Dennett: dos fundamentos do naturalismo evolutivo aos fundamentos da educação.José Claudio Morelli Matos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 322.
    Este estudo parte das referências a John Dewey feitas por Daniel Dennett, para discutir como as concepções pedagógicas do primeiro se inscrevem no horizonte do naturalismo evolutivo de inspiração darwiniana. A ideia de continuidade entre natureza e experiência, presente na obra de Dewey, é um princípio teórico de amplo alcance, que se pretende aproximar, neste trabalho, com o chamado princípio de acumulação de projetos, descrito por Dennett. Sob este viés, a concepção geral de educação mantida por Dewey, a emergência das (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  51
    Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey.José Claudio Morelli Matos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 481.
    John Dewey desenvolve uma filosofia da educação fortemente marcada pelo mé-todo experimental de investigação e pela adoção da atitude naturalista em filosofia. Neste sentido, sua concepção do ser humano e da sociedade tem suas bases na noção mais ampla de transmissão da vida, em um ambiente social, por meio da comunicação de hábitos, crenças e valores. O caso mais específico deste processo da vida é a educação, pela qual a experiência de um indivíduo ou cultura se renovam e se modificam. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Instinct and reason in human nature in David Hume and Charles Darwin.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Scientiae Studia 5 (3):263-286.
    Esta discussão pretende mostrar pontos relevantes de uma comparação entre a obra de David Hume e de Charles Darwin, no que toca às capacidades cognitivas humanas e de outros animais. Hume tem uma teoria que explica o conhecimento causal em termos de um instinto natural – o hábito. A presença de tal instinto pode ser entendida remetendo-se a uma teoria geral da natureza, onde o mundo é entendido como governado por leis e regularidades constantes, e sem a suposição da interferência (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Instinto e razão na natureza humana, segundo Hume e Darwin.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Scientiae Studia 5 (3):263-286.
  8.  6
    John Dewey: obra filosófica e propostas educacionais.José Claudio Morelli Matos - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):15.
    A leitura da obra de Dewey suscita reflexões que possuem – em alguma medida – relevância para o atual debate pedagógico e filosófico. Em sentido inverso, o estado atual das discussões filosóficas e pedagógicas implica novas indagações e formas de interpretar a obra desse pensador. Tomando como base essa interação dinâmica entre a obra deweyana e a situação experimentada por seus leitores na atualidade, é que se propôs o tema John Dewey: reflexões sobre sua obra filosófica e propostas educacionais, no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Princípios 14 (21):105-123.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark